Borracha LINATEX
No dia 26 de Setembro 2012, a PERTA em parceria com a Motrinde, executou uma intervenção nas instalações da Somincor.
Esta intervenção teve como objetivo, o reforço “in situ”, numa SUMP da Lavaria do Cobre, com painéis de borracha LINATEX de espessura de 50 mm.
O fluido que sai do moinho primário da Lavaria do Cobre é extremamente abrasivo e é constituído por água e partículas, com dimensão máxima aproximada de 430 μm. Este fluido, embate nesta superfície através de um jato, numa zona localizada e delimitada, o que origina desgaste.
A solução adoptada para este problema, teve que obrigatoriamente:
1- Ser uma solução de menor risco de execução;
2- Respeitar o tempo limitado de intervenção de 10 horas desde as 7:00 até às 17:00, intervalo em que a instalação pára, e se realizam outros trabalhos de manutenção;
3- Precaver situações futuras de desgaste e de fácil reposição dos elementos a substituir.
Foram elaborados 13 painéis, constituídos por chapa de aço de 4mm, e 50 mm de espessura de borracha LINATEX. Estes painéis foram furados em 2 pontos de forma poderem passar 2 parafusos de φ16mm que servem para apertar os painéis à Sump.
Estes painéis foram fabricados rectangulares, e cortados à medida no local, com as medidas exactas, ficando encaixados justos na Sump.
As medidas das furações, foram realizadas de forma a não coincidirem com os reforços exteriores da Sump, para poderem ser apertadas sem obstáculos.
Brevemente serão medidos os desgastes da borracha, verificando-se o comportamento da solução encontrada.